Histórico

Sobre > Histórico


O projeto do LabFabITR começou a ser desenhado em 2015, a partir de uma análise do potencial brasileiro em fornecer as principais matérias-primas. Em sua concepção, caracterizou-se um laboratório-fábrica com capacidade de suprir parte da demanda nacional por ímãs de terras-raras, bem como ser capaz de desenvolver novas tecnologias.  

Para o desenvolvimento do projeto, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a época Codemig, contratou em 2016 a Fundação CERTI, que avaliou em detalhe a viabilidade técnica, econômica, comercial, financeira e ambiental do empreendimento. O estudo forneceu as informações necessárias para a implementação do projeto, contendo definições da linha produtiva, de acordo com a demanda de mercado.

Entre as orientações do levantamento da CERTI, está a seleção do local de construção, que levou em consideração características como localização das matérias-primas e mercados consumidores, infraestrutura, acessibilidade e empreendimentos locais preexistentes. A partir desses critérios, foi decidida a instalação do LabFabITR em Lagoa Santa/MG. O terreno, que possui área de cerca de 9.600 m², fica próximo a um condomínio tecnológico – ligado ao segmento aeroespacial, com potencial de atrair para a região escolas, empresas de prototipagem, instituições de pesquisa e treinamento. 

As obras do LabFabITR tiveram início em dezembro de 2017, término em 2021 e previsão do início da produção em 2022.